Friday, August 3, 2012

Revoluções silenciosas de consciência: Negação da moral e dos valores e um novo ídolo

Um marco de tamanha importância que tenho ele, hoje, como um dos ápices da minha vida; que seria dividida por acontecimentos, mas praticamente sempre por revoluções mentais de conhecimento, consciência e modo de pensar. Mudar o modo de pensar, totalmente, parcialmente, evoluir mentalmente; sempre foram assim os marcos na minha vida, fossem por causas ou efeitos diferentes mas o resultado era sempre esse nas mais importantes. Tomar tal conhecimento pelas próprias conclusões e interpretações foi grandioso... achar um homem que disse isso tudo e mais um pouco, foi encantador e abundantemente empolgante e esperançoso.

Pt 1:
Eis que a parte mais importante de tal revolução de consciência foi silenciosa, a parte onde eu pelas minhas próprias conclusões morais e éticas (resultado de um longo estudo dedutivo e leituras sobre sociologia sempre puxada pro âmbito de esquerda e inevitavelmente direita política, a natureza do homem e seus valores ao longo da história, suas mudanças e causas.) cheguei a conclusão de que a moral e os valores atuais são equivocados em vários pontos, que os preceitos morais que deveriam vigorar foram esquecidos, que a moral e a ética atuais estavam em parte decadentes ao ponto de impedir o surgimento de algo melhor, talvez de uma ordem social ou de um homem melhor. E neste ponto de impedir em parte uma evolução do homem como sociedade que está o foco, e não na simplória dedução de que o que todos valorizam não presta... pareceria uma criança mimada falando somente isso; é necessário fixar a afirmação em uma base. Tal é atualmente a natureza do homem, e não é exatamente de agora.

Pt2:
Enfim... como dito, esta foi a parte silenciosa e mais importante. Porém houve o mérito, ou impulso, seguinte, que foi a parte mais espalhafatosa e empolgante de tal revolução, aquele momento que percebi o quão grandioso foi tal ocorrido e que percebi a importância da base de tal revolução, a tal parte silenciosa que ainda não tinha notado. Então: como um crítico culto e questionador por natureza, ainda mais no âmbito político e ético, era de se imaginar que eu me tornaria fã e admirador de artes como Clube da Luta, V de Vingança, Se7en, A Lista de Schindler e todas as filosofias mostradas em tais filmes e obras, que moldariam e fortaleceriam certos pontos de meu modo de pensar e questionar. E foi com este primeiro citado (Clube da Luta) que me deparei como um admirador ávido de sua filosofia, da filosofia de Tyler Durden passada em tal obra; de longe a mais fascinante. Mas nem sempre fui um fã consciente e "gênio da obra", de início foi apenas algo do tipo "Tyler é foda!" bem superficial e sem muito conteúdo. Mas ao longo da minha maturidade intelectual, notei que tal obra ainda permaneceu ali, intacta, esperando pra ser esculpida. E me aprofundei, com outros olhos, outro tato, outra mente, mais madura e superior que antes... e enxerguei e entendi cada sílaba da filosofia da obra! E de uma forma explosiva aquela filosofia me tocou profundamente e aí sim eu me tornei um verdadeiro admirador da obra de Chuck Palahniuk e , não mais de Tyler Durden, mas do meu Eu que poderia acordar o Tyler dentro de mim, pois Tyler se tornava pra mim ali agora uma ideia e não um personagem.
Bem... essa é metade da Pt2 somente, o seu ápice é consequência de tal observação; digamos que a parte da descoberta e do injeção da filosofia de Clube da Luta em minhas veias foi somente o prefácio ou a ponte para o verdadeiro Gran Finale (que na verdade é um Gran Comienzo).
Eis que lendo sobre a obra e sobre o próprio autor Chuck Palahniuk havia escrito um comentário sobre "o modo niilista e Nietzscheano de suas obras". Então uma fagulha se acendeu e queimou a ponta de um pavio fino... mal sabia que na outra ponta haveria uma banheira com nitroglicerina. Niilismo até soou suave na minha mente, já tinha uma certa noção do que se tratava mais ou menos. Porém. Nietzsche... aaaah Nietzsche ecoou na minha mente em tal momento. Já havia ouvido falar de Nietzsche obviamente: filósofo absurdamente famoso etc etc, mas nunca dei muito ouvidos à filosofia mesmo. Sendo direto e sem muita bajulação (isso fica pra conclusão), o pensamento foi o seguinte: "Se a filosofia e enredo de Clube da Luta tem haver com a filosofia de Nietzsche, esse cara provavelmente fala alguma coisa boa." . E assim resolvi dar uma chance ao tio bigodudo. Nietzsche... ah grandioso Nietzsche, seu puto! Desnecessário citar frase por frase, obra por obra da minha evolução dentro do universo Nietzscheano; o importante foi que eu havia encontrado um homem que falou, pensou tudo isso que deduzi na minha fase silenciosa de evolução da consciência, tudo (ou em grande parte no mínimo) o que há na filosofia de Clube da Luta, e muito mais!
Ele negava toda a moral do sec. XX, dos homens de tal época, preceitos morais e éticos, moral baseada em preceitos de bem e mal, criação do conceito de vontade de poder, auto valorização à um nível quase egoísta porém de forma positiva... simplesmente TUDO isso que citei acima no início da Pt1. Por isso essa parte foi a explosiva (o pavio encontrou a banheira!), encontrei um grandioso idealizador que seguia a mesma linha de raciocínio, o mesmo pensamento que eu havia dado os primeiros passos: primeiramente sozinho com meus questionamentos, depois com a filosofia de Chuck Palahniuk em Clube da Luta, e finalmente com Nietzsche comecei à correr! "Não se pode aprender à voar voando.". Nietzsche abriu, não, mais do que isso, fez minha mente chegar às alturas... e meu lado Narcisista já existente aflorar-se sem pudor; talvez precisasse apenas de um gênio mentor para tal aflorar. E nessa negação da moral ética de certos homens, da modernidade em si, Nietzsche ganhou mais um ídolo, e eu um Grande Mestre.
Citado como um filósofo incompreendido em sua época, solitário e de difícil entendimento... como todo gênio em sua época. Coincidência, conheço alguém assim, um cara parecido com aquele do espelho... Não existem coincidências! Não teria porque mentir dados para forçadamente fazer parecer que pensei na mesma linha de raciocínio de Nietzsche sem conhecê-lo para aparecer como um gênio para todos que lerem, porém eu mesmo sabendo de tal farsa... como poderia me orgulhar de uma falsidade? Com meu orgulho próprio isso seria impossível (sinceramente não sei como pessoas que o fazem conseguem viver à base do que outros acham dela quando a mesma não é aquilo que diz ou passa... seria viver uma mentira! tsc, tsc), Narciso rules here! Hahahhaha. Eu obtive um auto despertar e Nietzsche me elevou à outro nível, minha última e mais significativa revolução de consciência. "Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas" Acho que depois disso tudo fica implícito de quem é essa frase (que explica a Pt1), que novamente fala na minha língua.
Vamos aprender à dançar, e depois alçar vôo em direção ao mais glorioso céu, acima de tudo, olhar para baixo apenas para olhar todos abaixo de si; e com grande orgulho narcísico continuar acima e nunca olhar reto, apenas para cima. Fortalecer nossas inocentes, porém importantes como base, asas do grandioso Ícaro, em asas poderosas e impiedosas de um arcanjo! Ícaro, como nós, dá o primeiro passo, caminha, corre e voa... após o vôo, não há mais volta; ou mantemo-nos elevados ou sucumbiremos como o grandioso Ícaro. Cabe à nós mudarmos a lenda para nosso próprio ego interior, para nosso próprio orgulho, e nos tornarmos uma nova lenda: Ícaros que não cairam.

2 comments:

  1. Oi, muito bom teu texto fique feliz ao ler de tuas conclusoes e descobertas...e como Nietzsche foi importante em tudo isso.

    Ah, tambem gosto de SOAD.

    Só sugiro uma foto sem referencia ao tiro na cabeça.. nao combina...
    Sucesso e parabéns pelo site.

    ReplyDelete
  2. Ah, que ótimo! Fico muito feliz também por saber que ainda há pessoas que apreciam tal obras e pensamentos. Obrigado pela consideração e por etr apreciado o texto.
    Bem, a idéia da foto foi de certa forma irônica mesmo, pra desfazer toda a aura intelectual e profunda dos meus ditos e modo de falar do blog; pois eu tenho um outro blog sobre política que achavam que eu era um velho formado pelo que e como eu falava, pois justamente não tinha uma foto minha, só os textos. Mas ótima sua consideração, levarei em conta. Agradeço pela atenção.

    ReplyDelete