Thursday, August 16, 2012

Deutschland: ein Traum... jetzt eine Wahrheit (Alemanha: um Sonho... agora uma Verdade)

Ein Traum. Sim, um sonho... hoje: REALIDADE! Quem me conhece um pouquinho sabe sobre minha paixão absurda por essa nação, há séculos já, desde a escola. Um dos meus grandes sonhos de vida, visitar e/ou estudar, quem sabe um dia morar; mas o primeiro passo, visitar, seria o início. Sinceramente, não esperava relizá-lo tão cedo e, ainda por cima, por mérito exclusivo meu! Realmente um orgulho máximo de dedicação e desempenho, um sonho realizado que dividirei aqui. (cri, cri... às vezes imagino mesmo que alguém vai ler isso! hahahaha). Enfim...
25 de Abril, eis que descubro um concurso cultural da Merck (Merck Group; All Rights Reserved) (multinacional industrial química das mais famosas, e também a mais completa que já vi, pois fazem TUDO do ramo químico) através de uma rede social na qual eu sou seguidor da página das Indústrias Merck. Tal concurso, resumidamente, oferecia uma viagem para conhecer a sede matriz da Merck na Alemanha (Darmstadt, Frankfurt, pra ser mais exato) para os vencedores do concurso. Obviamente que gelei de euforia e quis saber mais detalhes para me inscrever logo! Afinal, era a sede da MERCK... na ALEMANHA veio! Assim sendo, oque eu tinha que fazer era enviar um vídeo de até 1min. e 20 seg. com uma idéia para contribuir para um mundo mais sustentável através dos produtos Merck. Detalhe: faltavam 4 dias para o término das inscrições! Tive 1 dia para pensar e pesquisar sobre oque fazer e mais outro dia para organizar o vídeo e enviar. Ufa! Sobraram 2 dias. E o concurso se dividiria em 2 fases. Primeira fase: os 5 vídeos que tivessem sido mais sinalizados por outros visitantes seriam selecionados para a segunda fase. Segunda fase: defender a tese do vídeo no evento Merck Experience 2012.
Bem, feito o vídeo e enviado, agora vinha a parte difícil: 10 dias praticamente para organizar e desenvolver uma apresentação para eu defender minha tese. Veio... horas e dias quase virados, madrugadas babando na frente do PC e do caderno! Procurando dados, prevendo mecanismos e reações, organizando os textos e as imagens, idéias, oque falar, como falar... Tinha que ser tudo perfeito! Detalhe [2]: tive que montar a idéia pro programa de apresentação todo na casa de um amigo, pois eu não tinha o bendito programa! (É, foi tenso o negócio!). Então organizei todas as idéias em papel, textos e imagens no pen-drive, e levei tudo pra casa deste amigo pra fazer a apresentação, estudar e pesquisar mais (Obrigado Iury!). Eu cheguei a ficar quase doente e com vertigem lá de tanto ler, escrever, organizar e me estressar psicoticamente... faltando 3 ou 4 dias pro evento, eu ainda não tinha tudo completo! FU! Estresse! Pressão! AAAAAAAAAAAAAH... "É amanhã.", pensei.
Meu vídeo foi o único selecionado do Rio de Janeiro, e justamente pela falta de vídeos selecionados do RJ, o evento no mesmo foi cancelado; então tive que ir para o evento em São Paulo, onde todos os selecionados participariam numa única seletiva final onde haveriam 2 vencedores, para defender minha tese. E cheguei em SP, nervoso como se estivesse indo à um julgamento! Esperei o horário pro evento, cheguei lá, perdido, tímido, com um frio na barriga maldito que se multiplicava à cada apresentação dos concorrentes com todas aquelas apresentações magníficas e cheias de efeito (Detalhe [3]: minha apresentação não tinha NADA de visual! Eu fui me garantindo pura e exclusivamente no conteúdo dela e que eu passaria; oque ela tinha de mais interessante eram os mecanismos detalhados ao extremo feitos por mim mesmo "na mão."). Frio na barriga maldito que não passou até eu levantar da cadeira pra minha apresentação e pensar: "É agora!" (impressionantemente nessa hora que eu receava ficar mais nervoso, foi justamente onde sumiu todo o nervosismo).
Meu projeto basicamente se baseava num conceito de mecanismo de reação para "reciclar" o CO2 emitido à atmosfera por fontes fosséis. E falei, falei, falei, falei falei...
Minha apresentação horrorosa com desenhos de moléculas e dos mecanismos feitos "arcaicamente" não serviu pra nada à não ser para eu apontar os desenhos dos elétrons pulando nas moléculas, pois TUDO eu falei nos mínimos detalhes, sem esquecer de nada, majestosamente e, foi tanto detalhe, tando termo técnico, tanto (detalhe)², tanto (termo técnico)²... que chegou um momento, ao olhar pros jurados, dois deles estavam com a mão na cabeça e no rosto com cara de "Meeeeeu deus, isso não acaba não?". (Hahahahhahah, pois é; e eu não estava nem na metade da apresentação segundo meu cronograma!). Quase me desconcentrei nesse momento, mas ainda havia um jurado que estava sério, concentrado e olhando fixamente pra mim. Não me deixei abalar. Ainda faltava um pouco quando, ao olhar novamente pros jurados, até mesmo aquele concentrado estava com um aparente ar de exaustão de tanta informação e detalhe. Nesse momento só me veio um único pensamento: "Fudeu, perdi.". E quaaaaase pensei em resumir o restante da apresentação e acabar logo. Mas não, pensei: "Não. Agora que estou aqui vão me ouvir até o final falar de TUDO oque ainda tenho pra falar e fechar com chave de ouro.".
E assim o fiz.
Ao final da apresentação e após os aplausos (claro, minha apresentação foi digna de um Nobel veio! -Q, HAHAHAHHAHA), aquele mesmo jurado sério e concentrado me chamou na mesa e disse "2 perguntinhas...". E eu pensei extremamente feliz e empolgado: "Aeeee! Se ele tem perguntas é porque se interessou!". E ao respondê-las, logo em seguida, para minha felicidade e empolgação multiplicar exponencialmente ele me disse: "Parabéns, sua apresentação foi perfeita." (CO-CO-CO-CO-CO-COMBO BREAKER!). E naquele momento eu me senti O Cara.
Agora já tinha ido, já tinha falado e tudo que tinha que ser feito, havia sido feito. E ao anunciarem que iriam informar os vencedores, me direcionei pra um pouquinho mais à frente dos demais candidatos, ancioso, engoli o ar, fechei os olhos, coloquei à mão sobre a cabeça e disse em pensamento "Baruch Atah Adonai, Eloheinu Melech Ha'olam.". Abri meus olhos, olhei para o palco e ouvi: "Gilce Lopes e Marcelo Corrêa!"

"YEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEAH!"
Dei um pequeno impulso e bati com a mão no chão. Levantei e era só euforia, alegria, empolgação, aaaaaaaaah, tudo oque imaginarem veio! Não existia mais nada ali, somente eu e o mundo! Detalhes, detalhes, abraçando todos os candidatos sem receio nenhum e inocentemente cheio de alegria (como se eles realmente estivessem felizes por mim; só me liguei depois noque fiz!), inúmeras congratulações, e meu ego inflou e explodiu às alturas (segundo meu grande amigo que fiz lá, Paulo: "Seu ego não cabia mais naquele salão!" Hahhahahahaha). Todos os sentimentos de alegria à euforia e felicidade, todos os adjetivos positivos possíveis, eu estava sentindo ali simultaneamente.
Um sonho realizado, que se iniciou sutilmente com um simples passo... Mas que desde tal passo, todo o caminhar foi com o intuito de vencer.
Win! Merck Experience 2012.

Deutschland, Deutschland! LOS!

No comments:

Post a Comment