Monday, August 13, 2012

Nick Vujicic

"Uma vida sem limites.". Essa é a definição mais completa e digna para esse homem e tudo o que ele fala, realiza e transcende. Nicholas James Vujicic, nasceu em 1982 com uma rara espécie de focomelia (má formação em fetos) chamada tetra-amelia, que o fez nascer sem braços nem pernas (no caso de Nick, apenas parte de seu pé esquerdo com 2 dedos). Obviamente uma infeliz tragédia, mas que esse homem transformou em dom para mudar o mundo, mudar pessoas. Claro que Nick nem sempre lidou bem com isso, como todo ser humano ele chorou, desejou ser normal, se depreciou... mas superou ao longo dos anos, parou, pensou e analisou as possibilidades, sonhos, sua vida em si, e conseguiu achar seu caminho, seu propósito. Hoje ao olhar pra ele, verá talvez o sorriso mais feliz, sincero e desbravador que você imaginar. Esse homem é mais do que um exemplo de ser humano, é um exemplo de vida; de uma vida sem limites.
Desde uma certa idade descobriu sem dom para falar e aconselhar outros, justamente pela sua situação de deficiência; o que também era o motivo para lhe darem tal atenção para o que ele falava. Ele falava sobre os limites que impomos à nós mesmos ou que a vida nos impõe, aconselhava sobre os momentos péssimos que podemos ter, sobre como é triste ter sonhos mas não ver um futuro, não ver algo promissor. Tudo isso que todos um dia passaram e passarão, ninguém entendia melhor do que ele. Sua tragédia pessoal virou bênção, e o ensinou de um modo duro, porém eficiente, a razão do que é a vida e de como ser feliz apesar de tudo.

 Cursou ensino padrão em escolas, assim sendo lutando contra suas limitações desde cedo, mas incapaz de querer se conformar em não poder fazer algo por causa de sua deficiência. Obviamente que nem tudo era possível para o jovem Nick, mas ele tentava e achava alguma solução para quase tudo. Tanto que hoje vive uma vida normal, fazendo coisas que qualquer um duvidaria em sua condição. Aos 17 já dava palestras para estudantes em sua escola, em sua igreja e iniciou sua organização sem fins lucrativos intitulada Life without Limbs (Vida Sem Membros). Formou-se no ensino superior em contabilidade porém seguiu sua carreira e seu dom de palestrante motivacional ao redor do mundo. Desde algumas dezenas de jovens na escola à estádios e salas de convenções lotadas. Esse é hoje Nick Vujicic, palestrante internacional dando sua lição de vida, propagando a alegria de ser feliz e ter um propósito acima de tudo, segui-lo sem limites e conquistá-lo.
Nick Vujicic mudou minha vida. Mudou minha vida de tal forma que aqueles momentos assistindo à seu vídeo na internet marcaram uma mudança no meu olhar para com a vida, suas adversidades cotidianas, a vida em si por completo, o como olhar para o mundo e os outros. Foi nesse dia qeu tomei consciência do meu valor e de como eu deveria ser grato à minha vida, à quem sou; desse dia em diante passei a agradecer por simplesmente abrir os olhos todas as manhãs, levantar e poder caminhar. Agradecendo ao supostamente "mínimo", mas que na verdade é uma grande bênção. Aprendi a sorrir pra vida apesar de nem sempre tudo estar bem, aprendia  enxergar o que havia de melhor naquele momento e seguir assim, com esse foco. Não é fácil, volta e meia dou uma mancada e não consigo, mas vale a pena e consigo ser mais feliz à cada dia com o dom da vida e o que ela tem de melhor. Nick me iluminou, sem exageros! Eu pensei, como muitos também provavelmente pensaram: "Como ele consegue ser tão feliz e de bem com a vida?" e, logo em seguida às lágrimas, "Como EU não consigo ser feliz com a minha vida perfeita, com saúde, casa, um lar etc? Eu sou perfeito como sou, minha vida é maravilhosa... se ele consegue superar tudo e ser feliz, eu não tenho o direito de não sorrir pra vida, não tenho o direito de reclamar da minha vida, devo ser grato à tudo o que tenho e seguir feliz pra vida, vivê-la sem limites."
Graças à esse homem, o mundo é um lugar melhor, com pessoas melhores. Ele é a personificação da frase/ditado "Se não consegue um milagre, torne-se um.". Aquelas lágrimas vendo sua história, seu vídeo, suas vitórias, me inspirarão para sempre; e tenho certeza que inúmeros ao redor do mundo também.
Nicholas James Vujicic, muito obrigado por me fazer enxergar, por mudar minha vida. Muito obrigado.

No comments:

Post a Comment