Friday, August 7, 2015

"Sim, as estrelas sempre me fazem rir!"

- À noite você vai olhar as estrelas. É pequeno demais lá em casa para que eu mostre onde está a minha. É melhor assim. Minha estrela será para você uma das estrelas. Então, você vai gostar de olhar todas as estrelas. Elas serão todas amigas suas. E depois vou lhe dar um presente.

Riu outra vez.

- Ah! Garotinho, garotinho, gosto de ouvir essa risada!
- Justamente esse será meu presente... será como a água...
- O que quer dizer?
- As estrelas que as pessoas têm nunca são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, não passam de luzinhas. Para outros, que são cientistas, elas são problemas. Para meu homem de negócios elas eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Você , ao contrário, terá estrelas que ninguém tem...
- O que quer dizer?
- Como estarei morando numa delas, como estarei rindo numa delas, quando você olhar para o céu, à noite, será como se todas as estrelas rissem. Você terá estrelas que sabem rir!

E riu outra vez.

- E, depois que se consolar (a gente sempre se consola), ficará contente por me ter conhecido. Sempre será meu amigo. Terá vontade de rir comigo. E às vezes abrirá a janela, sem mais nem menos, só por prazer... E seus amigos ficarão espantados quando o virem rindo a olhar para o céu. Então você lhes dirá:
“Sim, as estrelas sempre me fazem rir!”.
E eles vão achar que você é louco. E eu lhe terei pregado uma bela peça...

E riu outra vez.


(O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry)





No comments:

Post a Comment