Friday, July 12, 2013

Perfeita e lindamente (des)motivacional






Ídolos do violão clássico: Frédéric Mesnier, Tom Ward e Estas Tonne.

A música é realmente a língua da alma e a forma mais bela de vangloriar e homenagear a vida. Escolhi aprender a fazer poesia sobre a vida, em palavras e notas musicais, e escolhi o violão clássico como auge para tal. Uma forma completa e linda, de beleza única, como cada instrumento o tem. Como músico admiro cada instrumento em especial; mas cada qual com a beleza que mais se identifique, não é? O violão clássico é completo em sua sonoridade e não é nem um pouco limitado, abrangendo agudos e graves podendo proporcionar melodias rápidas, doces, agressivas, tristes, melódicas, épicas etc, etc. Não possui uma especificidade de timbre e isso é uma das coisas que mais admiro nele; o que o coloca à frente preferencialmente, por exemplo, do contra-baixo, mesmo não tendo nada contra este, sendo um tanto limitado quanto ao timbre de notas graves. Outros instrumentos que chamam muito minha atenção e admiração são o violoncelo, o violino e a flauta, não necessariamente nessa ordem. Como disse, como música, sei admirar cada detalhe que torna cada instrumento único, mesmo "limitado" em seus timbres.
E eis que estão aí três dos violonistas que chamaram muito minha atenção pelos seus estilos, e são a definição do que me fez ir pro mundo da música (ps.: não sou músico profissional, música é meu maior hobbie), aquela reação do tipo "Caramba! Eu preciso fazer isso um dia!" ao ouvir algo genial e empolgante! Frédéric Mesnier é simplesmente perfeito e tem um estilo totalmente medieval de tocar num instrumental suave mas ao mesmo tempo de muita força, em alguns momentos velocidades, mas a perfeição é o conjunto da obra numa melodia única e perfeita em cada nota. Tom Ward admiro muito pelo seu estilo que mescla velocidade apenas com a mão (quem toca com palheta sabe que é muito mais fácil ser rápido com a mesma) e um feeling sensacional onde seu estilo também ajuda, com uma força também característica em sua música e seu esporádico suspirar em cada mini pausa como se fosse um clímax para continuar a música (o que também só deixa seu tocar ainda mais digno!), mas que também é alternada à uma maneira suave de tocar, mesmo sem perder a velocidade do dedilhado que é uma de suas marcas registradas. Estas Tonne possui um feeling também sem igual, num estilo de violão clássico que beira mais o estilo flamenco e cigano, o faz possuir um estilo diferente de ambos citados acima, cada qual com seu estilo, mesclando feeling,velocidade e serenidade, tornando as notas um incessante turbilhão de emoção com cada dedilhado.


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